sexta-feira, 6 de fevereiro de 2004

Raridades do rock nacional:


Paulo Bagunça E A Tropa Maldita: música "que vem lá de dentro, do coração, da caverna, dos sonhos e pesadelos", segundo o próprio Bagunça disse em 1972 na edição brasileira da Rolling Stone.


Módulo 1000 - Não Fale Com Paredes: com uma capa enigmática e um nome com uma bem-vinda sugestão, o primeiro disco do Módulo 1000 segue no anonimato até hoje, desde o anos em que foi lançado, em 72. Mas apenas por ter sido rejeitado até pelos roqueiros da época. Já naquela época, trazia um som progressivo, técnico e que ainda tinha algo de rock e psicodelia. Raro e altamente procurado, até lá fora.


Ronnie Von - 1968: inacreditável pra quem achava que o Ronnie Von fosse só mais um cantor da Jovem Guarda cantando A Praça. Beatlemaníaco de carteirinha, Ronnie decidiu fazer como seus ídolos: investir em um som diferente que, talvez eles não soubessem, mas estava à frente de seu tempo. O LP trazia como novidades inserções comerciais entre as faixas (isso mesmo, propaganda no meio das músicas, algo que só o The Who havia feito antes e, se não me engano, o Sigue Sigue Sputnik copiou nos anos 80), barulhos "espaciais" no melhor estilo Pink Floyd, orquestras e guitarras psicodélicas. Destaque para as músicas Sílvia: 20 Horas, Domingo (com a banda gaúcha Os Brasas), Espelhos Quebrados (potencialmente plágio do clássico Eleanor Rigby, dos Beatles), e para uma chamada Anarquia (!).


O Peso - Em Busca Do Tempo Perdido: com uma capa dessas e um nome desses, a banda só podia ser boa. Traz grandes influências de blues (em especial B.B. King e Jeff Beck, citados entre os agradecimentos especiais da banda) e baladas tipo The Faces e puxadas prum hard rock. Chegou a participar do VII Festival Da Canção, com a música O Pente.

E pode apostar que o rock brasileiro das antigas tem muita coisa boa.

"Bar Pires! Bar Pires! O bar pra frente! O bar que é quente! A onda na Augusta é comer e beber só no bar Pires!
Entre você também na onda do bar Pires! Comes e bebes bem cafonas no coração da Augusta!" - propaganda no disco do Ronnie Von antes de Sílvia: 20 Horas, Domingo
.

[Fonte: Senhor F]

Nenhum comentário:

Add to Technorati Favorites