sexta-feira, 23 de janeiro de 2004



Acho que já deu pra sacar qual filme vimos hoje, certo?

O Senhor Dos Anéis: O Retorno Do Rei fecha, se não com chave de ouro, pelo menos muito bem a trilogia iniciada comA Sociedade do Anel, seguida depois por As Duas Torres.

O filme apela, como era de se esperar, para a emoção, o drama, algumas vezes barato. Mas isso já era mais do que esperado, principalmente quando se trata da última parte de uma trilogia como essa. E, aqui, o diretor Peter Jackson pode brincar com algo que ele parece gostar bastante: fantasmas, sustos, escuridão, essa coisa toda (coisa que ele já fez em Os Espíritos). E consegue deixar de lado algumas manias que ele tinha nos dois primeiros filmes da trilogia, como uns travellings esquisitos e inúteis (não que eles não existam aqui), o que deixa a narrativa mais "limpa". Por falar em narrativa, o filme flui melhor, comparado a As Duas Torres.

"O gordinho faz tudo!", disse o nopeiro Lilo em certo momento do filme. Alguns podem considerar Samwise Gamgi o grande herói do filme, provavelmente ao lado de Aragorn. Frodo Bolseiro? Pareceu meio apagado, sem carisma, apesar da interpretação esforçada do Elijah Wood. Até Merry e Pippin aparecem mais, ao contrário dos suprimidos Legolas e Gimli. (notaram como tem "duplinhas" nesse filme? Uma das "duplinhas" mais notáveis era Frodo e Sam, que tinha lá uma conotação meio homossexual...)


Peter Jackson dando instruções a Viggo Mortensen, o Aragorn

Quanto à parte técnica, sem problemas. Bons efeitos especiais, a música envolvente... mas nada disso torna o filme uma obra-prima. É bastante divertido, mas não dá pra falar mais do que isso sobre ele.

Ah, sim, fiquei com preguiça de colocar outras fotos sobre isso.

Nota (de 0 a 5): 3,5

Nenhum comentário:

Add to Technorati Favorites