sábado, 3 de setembro de 2005

CHEVRON RECONHECE O PICO

A Chevron — uma das maiores companhias petrolíferas do mundo — já reconhece explícita e publicamente o pico petrolífero. A companhia está a publicar anúncios nos media que dizem coisas como esta: "Levou 125 anos para usarmos o primeiro trilião de barris de petróleo. Usaremos o trilião seguinte em 30 anos. A energia será uma das questões definidas deste século. Uma coisa é clara: a era do petróleo fácil está acabada" (sic). A Chevron, além disso, solicita a ajuda do público a fim de racionalizar o uso do petróleo e abriu o sítio web http://www.willyoujoinus.com/ (será que você se juntará a nós?) destinado a promover o diálogo acerca dessas questões. Devagar e lentamente o mundo começa a despertar para a realidade da Curva de Hubbert, do pico petrolífero e do esgotamento inexorável que se seguirá.

Fonte: www.resistir.info

=XXX

Caralho... isso muda tudo! Pensem nos rumos que as relações internacionais vão tomar(e já estão tomando). Isso explica o porquê da atual estratégia americana. Não pensem que as guerras por petróleo vão acabar com o fim do mandato Bush. Muito mais vai vir, como a transformação da Eurásia e África em meros tabuleiros de xadrez para as grandes potências ou a disputa, sempre mais acirrada, por reservas de petróleo e gás natural, só para citar uns exemplos.
Nesse contexto a profecia de que a história acabou e de que as relações internacionais vão ser regidas, APENAS, por disputas econômicas entre blocos regionais faz sentido? Acho que não. A projeção de poder torna-se importantíssima para a defesa dos interesses nacionais ao redor do globo. A cobiça inerente ao ser humano vai se manifestar das mais diversas formas como guerras corporativas, golpes de estado, manobras de intimidação, guerras diplomáticas e as chamadas Guerras Preventivas, conceito esse que EUA e RU conhecem muito bem e nosso camarada Putim mostra-se bastante favorável, quando a questão é defender interesses russos. Nova corrida armamentista? Pode ser... a venda de armas é a maior desde 2000 e não há indícios de que ela venha a diminuir num futuro próximo.

Acho que é hora do Brasil acordar pro mundo, não? Deixar dessa lenga-lenga de querer integrar o CS sem nem ter nada a oferecer. Quem nos levaria a sério? Se quiser legar algo de bom para a próxima geração é hora de resolver de vez esses problemas que todos conheçemos. Toda essa mesquinharia da politicagem tem de ser banida, a corrupção punida, a justiça melhorada, a renda melhor distribuída, a educação desenvolvida, a mídia desmiolante destronada. Vale a pena ler o seguinte artigo: http://www.defesanet.com.br/pensamento/cristovam.htm

Meio pessimista, eu? Pois é...

Nenhum comentário:

Add to Technorati Favorites